sexta-feira, 4 de maio de 2018

Cuidado: Contas Digitais e Cartões de Crédito de Fintechs/Startups - Quebra do Banco NEON


Fala Pessoal,

Como costumo dar dicas de Cartões de Crédito e Contas Digitais de bancos pequenos e fintechs, hoje todos foram surpreendidos pela "quebra" do Banco Neon.

Falência do Banco Neon
Nesta Sexta 04/05/2018 o Banco Central decretou a Liquidação do Banco NEON


Banco Central Intervenção no Banco Neon


Para quem não conhece o Banco Neon foi fundado em 2016, por meio de uma joint venture entre a Startup de cartões pré-pagos Controly e o Banco Pottencial, em sua Conta Digital era oferecido serviços sem a cobranças de taxas, opções de investimento como CDB entre outros investimentos e a opção de ter cartão de crédito sem cobrança de anuidade, cartão internacional na Bandeira Visa.


A partir de hoje quem entra no site do Banco Neon tem a seguinte informação mostrada na tela:

Aviso Banco Central sobre Banco Neon


Em reportagem no site Tecnoblog foi relatado que o Twitter do Banco Neon informou que os cartões de crédito e débito estão funcionando normalmente, porém o APP está fora do ar por tempo indeterminado. Ainda de acordo com a reportagem para os clientes do Neon S.A., o saldo será coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) “com a celeridade possível”. Este fundo protege clientes de banco em casos de falência, liquidação extrajudicial ou insolvência, e permite recuperar até R$ 250 mil por correntista.

Ainda assim o Banco e a Fintech dizem que são companhias distintas entre si, sendo que o Banco possui ações da Fintech, entenda melhor nesta reportagem do G1.

Comunicado Oficial - Banco Neon no Facebook

A surpresa de tudo foi que no dia anterior (03/05/2018) foi anunciado um aporte de 72 milhões na Startup e o cartão de crédito sem anuidade foi lançado em Março deste ano (2018).

O cartão já era sensação nos grupos de Facebook onde há a divulgação de possibilidades de obter Cartões de Crédito.

Será que hoje esse usuário está feliz? 


Para aqueles que gostam de deixar o seu dinheiro nesses Bancos Pequenos ou Startups, todo cuidado é pouco, vale lembrar que o NUBANK ainda opera no prejuízo, e quem deixa o dinheiro na NUCONTA pode ficar a ver navios uma vez que nesta conta do Nubank não há garantia do FGC.


Prejuízo NUBANK
 NuBank - Prejuízos desde o seu lançamento


E você caro amigo, possui conta no Banco Neon? Eu não tinha conta, mas estava prestes a abrir, felizmente eu uso essas fintechs apenas para ter a opção do cartão de crédito sem anuidade, dinheiro só deixo em Instituições bem consolidadas e seguras (Corretoras, Bancos Médios e Grandes e etc.)



Até + Pessoal





Marcadores: , , , , , , , , , , , ,

38 Comentários:

Às 4 de maio de 2018 às 12:33 , Anonymous Investidor Tubarão disse...

Tenso

 
Às 4 de maio de 2018 às 15:40 , Anonymous Surfista Cearense disse...

Vamos monitorar pra ver em quanto tempo o FHC ressarce os clientes.

 
Às 4 de maio de 2018 às 18:47 , Anonymous Enriquecimento Progressivo disse...

Pois é, Stifler. Não dá pra sair confiando de olhos fechados nessas fintechs. É importante ver a situação delas antes de sair colocando dinheiro sem pesquisar. Não adianta ir na modinha.

 
Às 5 de maio de 2018 às 04:21 , Anonymous Simplicidade disse...

Stifler Pobre,

Um site bonito, moderno.... e agora esse transtorno todo para os clientes.
O que me preocupa é o vazamento de dados do Banco Inter e a negação e silêncio por parte deles.
Então fico pensando: será que vale a pena investir em bancos menores diretamente por 5% a mais do CDI, sem ser através de corretoras - o que diluiria os riscos?

Achei muito estranha também a IPO do Inter, para a qual foi montada uma estrutura provisória enquanto o banco aguarda a aprovação do aumento de capital pelo Banco Central.
Isso não deveria ter sido feito antes da IPO?

Abraços,
Simplicidade e Harmonia

 
Às 5 de maio de 2018 às 04:25 , Anonymous Surfista Calhorda disse...

Viu a notícia do banco Inter, um suposto vazamento de dados. Para o colchão de segurança é melhor deixar a grana na poupança de um banco grande mesmo. Ja cogitei em deixar meu colchão de segurança no banco Inter, mas desisti.

 
Às 5 de maio de 2018 às 04:59 , Anonymous Tom disse...

Porque você não deixa a reserva de emergência em um fundo DI? Eu deixo no fundo BTG PACTUAL YIELD DI FI REF CREDITO PRIVADO, ele rende um pouco a mais que o CDI, ele é D+0, eu uso o banco inter apenas para receber meu salario e transfiro para outra conta (Bancão) para pagar as contas e para as corretoras, não tenho do que reclamar.

 
Às 5 de maio de 2018 às 06:15 , Anonymous Anônimo disse...

Por que banco pequeno e uma merda.
Profeta bastter estava certo do dia pra noite creu.

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:46 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Pois é... mas acho que a maioria que tinha conta lá tinha por conta do cartão de crédito...

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:46 , Anonymous Stifler Pobre disse...

isso é bom... vai que no futuro precisamos né? rsrs

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:46 , Anonymous Stifler Pobre disse...

isso é bom... vai que no futuro precisamos né? rsrs

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:50 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Exato, pior que tem um monte ai né? acho que usar somente o cartão até vai... mas usar para investir ainda não dá... deixar dinheiro só em instituições mais sólidas.

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:52 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Realmente o NEON apostou no marketing visual e até vinha angariando muitos clientes, mas creio que a maioria queria apenas pelo cartão de crédito, mesmo porque investir tem muitas opções melhores e mais confiáveis

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:54 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Olá amigos, o Banco Inter divulgou nota dizendo que é mentira o vazamento de dados, dá para acreditar? rsrs

https://istoe.com.br/banco-inter-nega-vazamento-de-informacoes-de-clientes/

 
Às 5 de maio de 2018 às 08:55 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Isso é verdade? ele dizia isso? rsrs

 
Às 5 de maio de 2018 às 09:26 , Anonymous Anônimo disse...

Nao desse exatamente mas sim de banco pequeno, quebra do dia pra noite e antes de qiebrar sempre esta indo a mil amaravilhas.

 
Às 5 de maio de 2018 às 09:27 , Anonymous Paul D. Silesi disse...

Que bom que isso aconteceu, para abrir nossos olhos. Eu tenho a conta do nubank mas eu não a uso, só o cartão mesmo, o que já é ótimo.

Stifler, vc pode me add ao seu blogroll? Segue meu blog: https://funcabeta.blogspot.com.br/

Um abraço!

 
Às 5 de maio de 2018 às 10:18 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Isso é verdade !!!! mas até que nos últimos anos não tem quebrado tantos bancos assim, foram poucos !!

 
Às 5 de maio de 2018 às 10:19 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Isso ai, só o cartão, deixar dinheiro lá não rola !!! já te add aqui amigo !!

 
Às 5 de maio de 2018 às 10:40 , Anonymous Cowboy Investidor disse...

Olá SP,

Nem sabia disso. Ainda bem que passo longe desses bancos. Eu te CC do Nubank, mas não vou deixar dinheiro na conta.

Abraços.

 
Às 5 de maio de 2018 às 11:19 , Anonymous Scant Tales disse...

excelente post!

aqui em casa só a patroa tem conta no banco inter.

A minha é em banco comum.

abs

 
Às 5 de maio de 2018 às 13:44 , Anonymous Pedro disse...

Sério, não estou contra as finitechs, mas o Neon tinha que ser fechado mesmo. Administradores mais tapados só em Brasília! Eles pegaram o dinheiro dos clientes, emprestaram para uma outra empresa dos sócios e registraram como ativo do banco. Mesmo que não tenha havido má-fé, quebraram a regra mais simples de toda empresa (não confundir os patrimônios particulares e o patrimônio social).

 
Às 5 de maio de 2018 às 16:37 , Anonymous BETO FISCAL disse...

Sempre fui mais cuidadoso, apesar de perder uns trocados, prefiro investir e ter conta em banco grande.

 
Às 5 de maio de 2018 às 17:33 , Anonymous Rato Investidor disse...

Ainda tá meio zoneado o negócio. Eu tenho uma conta digital no Sofisa. Não é dos melhores, mas tá indo bem até agora.

Muito bom o post Stifler, um tapa na cara da galera que gosta de ficar entrando em qualquer inovação que aparece. Acima de tudo, dinheiro não atura desaforo.

 
Às 5 de maio de 2018 às 22:11 , Anonymous Viver de Dividendos disse...

É o que eu falo lá no blog sobre o LeuPay mesmo que eu tenho conta

Nesses bancos pequenos tem que deixar só dinheiro de gasto do mes e nada de ficar acumulando grana lá e comprando RF

No meu caso eu vejo o quanto vou gastar e mando a grana no começo do mês geralmente no último dia a conta vai estar zerada ou próximo disso. Assim se der algum problema não perco nada ou só o preju de um mês de renda na pior das hipóteses.

Não da pra vc saber como anda a saúde desses bancos sem contar que mesmo publicando dados esses ainda podem ser manipulado. Vide caso do panamericano.

 
Às 6 de maio de 2018 às 06:21 , Anonymous Simplicidade disse...

Boa pergunta....
Simplicidade e Harmonia

 
Às 6 de maio de 2018 às 11:24 , Anonymous Steynd B disse...

Que tenso isso!

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:40 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Mesma coisa aqui, uso o cartão do Nubank e outros, deixar dinheiro não !!

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:41 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Banco Inter é seguro !! perigo são as startups

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:42 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Exatamente, eu li isso, e o BACEN explicou com esse motivo e outros o porque a fintech foi penalizada

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:42 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Está certíssimo !!

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:43 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Eu tenho no Sofisa também, é um banco médio, há anos no mercado, dificil quebrar de uma hora para outra !!

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:44 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Isso mesmo, temos que saber tirar vantangens, no caso do leupay é ter taxas mais baratas ao usar cartão no exterior, ou seja, use o cartão e transfira o dinheiro necessário para pagar a fatura e nada mais do que isso.

 
Às 6 de maio de 2018 às 21:45 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Tem gente que tá com muita raiva nessa hora rsrs

 
Às 7 de maio de 2018 às 14:45 , Anonymous Anônimo disse...

Olá Stifler,

tenho o cartão do Nubank mas sou muito desconfiada da Nuconta, por isso nunca utilizei. Ainda preciso de muito chão pra aprender a investir, mas acho dificil migrar para essas corretores e bancos pequenos
abs!

 
Às 7 de maio de 2018 às 19:15 , Anonymous Amigo Rico disse...

Ótimo post amigo! Quem deixa dinheiro parado nesses "projetos" de bancos, é louco! Abraços. Te acompanho! http://amigorico.blogspot.com.br/

 
Às 7 de maio de 2018 às 21:40 , Anonymous Stifler Pobre disse...

Faz o Certo Nah, somente o cartão e olha lá...

 
Às 7 de maio de 2018 às 21:41 , Anonymous Stifler Pobre disse...

valeu pela visita, também lhe acompanho !!

 
Às 3 de junho de 2018 às 22:01 , Anonymous Barcelonita disse...

Eu tenho conta Neon desde o ano passado e fui pega de surpresa por esse problema. Eu não tinha muito dinheiro na conta, pois usava mais para pagamento de pequenas despesas. Acabei parando de usar pela falta de confiança e pelo app ainda não funcionar em todas as suas funções.

Atualmente estou testando a conta digital do Banco Sofisa e a do Banco Original. Esse último dá muito problema quando tento abrir o app no cel, complicado.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial